Por Gisela Cardoso* 
	 
	O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é mais do que uma celebração dos avanços conquistados, sendo um indispensável memorial da série de lutas e dos desafios contemporâneos que ainda precisam ser enfrentados para que nossa sociedade alcance justiça, dignidade e plenitude de direitos para todos.
	 
	A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua agenda permanente de defesa da sociedade e da constitucionalidade, tem encarado a defesa das mulheres com muita dedicação e pioneirismo, sendo preponderante no debate público e na proteção efetiva por meio de políticas públicas que visam o diálogo e a superação dos desequilíbrios sociais baseados em gênero.
	 
	Na Seccional Mato Grosso, vivemos um período histórico, que neste triênio (2025-2027), das 29 subseções, 18 estão sendo presididas por mulheres, uma conquista que vai além da paridade, pois é o reconhecimento da dedicação e seriedade das advogadas que constroem, todos os dias, a advocacia mato-grossense.
	 
	Como a segunda mulher a presidir a OAB-MT, tenho consciência de que precisamos afirmar nossa presença em muitos espaços de decisão e tomadas de poder, de modo a combater a desigualdade e os desafios que ainda estão presentes no nosso dia a dia.
	 
	Neste ínterim, é fundamental a união de forças de todos imbuídos no mesmo propósito para atuar em uma sociedade onde prevaleça o respeito. Tenho convicção de que mais avanços serão possíveis quando houver a superação da ideia de divisão de papéis de gênero, algo que se tornou incompatível com nossa sociedade moderna, liberal e democrática.
	 
	Consolidados nas lutas dos novos tempos, não podemos nos esquecer do grande legado de tantas mulheres que nos antecederam e foram fundamentais para os direitos que hoje desfrutamos. Por isso, aqui expresso minha gratidão a todas que já venceram obstáculos.
	 
	Também agradeço a todas as mulheres que lutam diariamente para ocupar espaços, garantir seus direitos e ter voz ativa na sociedade.
	 
	Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, convido todos os advogados e advogadas, assim como toda a sociedade, a se unirem em solidariedade às conquistas das mulheres e a se comprometerem com um futuro onde a igualdade seja uma realidade palpável em todas as esferas.
	 
	* Gisela Cardoso é presidente da OAB-MT.
	 
	--
	 
	Assessoria de Imprensa OAB-MT
	Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
	imprensaoabmt@gmail.com
	Instagram @oabmatogrosso