
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Direito do Trabalho (CDT), realizou palestra na manhã desta sexta-feira (15), dentro do projeto ‘OAB Vai à Escola’, para estudantes do Colégio Liceu Cuiabano.
O tema da palestra para estudantes do ensino médio do Liceu Cuiabano foi a história do Supremo Tribunal Federal (STF), desde a Casa de Suplicação de 1808 até o STF atual. “Explicamos o papel do Supremo como guardião da Constituição, a forma como são tomadas as decisões, quem controla sua atuação e apresentamos exemplos de julgamentos recentes que impactaram o país”, explicou Marco Aurélio dos Anjos, membro efetivo da Comissão e um dos palestrantes.

A advogada Nathália Falci, que ministrou a palestra ao lado de Marco Aurélio e também faz parte da Comissão de Direito do Trabalho, contou que centenas de alunos acompanharam as explanações e participaram fazendo perguntas e interagindo. “O encontro foi dinâmico, com linha do tempo visual, casos reais e explicações adaptadas à realidade do ensino médio, estimulando a reflexão crítica sobre democracia, cidadania e direitos fundamentais”.
O objetivo do ‘OAB Vai à Escola’ é fomentar a cultura da paz e o exercício da cidadania, além da busca por conhecimento e cultura. “Esse projeto é uma das ações que a Seccional realiza aproximando a instituição da comunidade. Com as palestras levamos conhecimento sobre cidadania e Direito aos alunos, promovendo o debate de forma acessível, descomplicando o Direito e trazendo a realidade concreta”, destacou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
A presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-MT, Roberta Borges informou que as palestras são alinhadas com as principais demandas apresentadas pelas escolas, com o objetivo de atrair ainda mais a atenção dos estudantes e a comunidade escolar de forma geral. “Os alunos participam ativamente durante a explanação do conteúdo, fazem perguntas e trazem casos concretos de sua realidade. Temos ainda a participação ativa dos próprios professores”.
As coordenadoras do projeto na CDT são as advogadas Jéssika Orácio Silva e Juliana Cássia da Mata.
Além dos advogados Marco Aurélio dos Anjos e Nathália Falci, que foram os palestrantes, a atividade desta sexta-feira (15), contou com o apoio da advogada Valdinete Rodrigues de Araújo, que também é membro da Comissão de Direito do trabalho.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso