PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 8ª SUBSEÇÃO DE ALTA FLORESTA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Presidente da Comissão de Direitos Humanos representa OAB/MT em reunião de Grupo de Monitoramento

12/07/2011 14:23 | Reunião
       A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Betsey Polistchuck de Miranda, representou a entidade na primeira reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, instalado no mesmo dia pelo Poder Judiciário. A instalação ocorreu na última sexta-feira (8 de julho). 
 
       O Estado terá que passar por um processo de reestruturação no sistema prisional para iniciar a mudança do atual cenário e, durante as discussões, a primeira sugestão é para que seja decretado regime de Execução na Segunda e Décima Quarta Varas Criminais de Cuiabá, com a designação de juízes e servidores suficientes para auxiliar os trabalhos nas referidas Varas.
 
       A advogada Betsey de Miranda requereu ao secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Cel. Clarindo Alves de Castro, que sejam retomadas as visitas na Penitenciária Central do Estado às quartas-feiras e foi informada que a direção da unidade já possui carta branca para o retorno das visitas.
 
       Outra medida será a criação de uma força tarefa entre a OAB/MT, Defensoria Pública e universidades para análise, peticionamento e entrevistas com os presos. O grupo vai solicitar uma audiência com o governador cuja pauta será o aumento do repasse financeiro ao sistema prisional e o aumento do número de servidores nessa área.
 
       A juíza auxiliar da corregedoria e presidente do grupo de monitoramento, Selma Rosane Santos Arruda, informou que as ações propostas neste primeiro momento visam à redução do número de detentos em Mato Grosso. “As medidas de ressocialização são fundamentais para evitar o retorno dos reeducandos à prisão”. 
 
       O Grupo de Monitoramento será formado pelos juízes titulares com competência em Execução Penal das Comarcas em que existam unidades prisionais com população carcerária de mais de 200 pessoas e sua criação foi aprovada pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça.
 
       Clique aqui para acessar a pagina em que o Provimento nº. 008/2011/CM está publicado.
 
(Com informações da Assessoria de Comunicação CGJ-MT)
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt

WhatsApp