PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 8ª SUBSEÇÃO DE ALTA FLORESTA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Presidente da OAB condena apologia à violência policial e propõe debate já

26/10/2007 09:40 | Participação

    O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje na abertura do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB que chocaram toda a sociedade brasileira as cenas transmitidas recentemente pela televisão mostrando duas pessoas sendo metralhadas de um helicóptero pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Britto propôs uma ampla e urgente discussão pela sociedade brasileira sobre o tema da violência, que nos tem chocado o tempo todo e que agora volta forte com aquela regra que achávamos pertencer ao passado, qual seja, a de que bandido bom é bandido morto. Ele ressaltou estar preocupado com a apologia de filmes exibindo truculência policial e com a crescente tolerância à tortura.

    Temos que discutir essa inversão de valores a que assistimos hoje, em que a tortura de pobres é admissível e faz sorrir quem vai aos cinemas, frisou o presidente nacional da OAB. Temos que discutir que não se pode combater a violência com mais violência, fato que transforma um Estado ausente no oposto do Estado ausente, que é o Estado policial que resolve tudo na base da violência e do assassinato, acrescentou.

    No discurso de abertura do evento, que reúne os presidentes das Seccionais dos 26 Estados e Distrito Federal, Cezar Britto conclamou a advocacia a discutir o tema da violência e outras grandes questões colocadas para a sociedade brasileira. Citou, entre elas, a reforma política e a ampliação da democracia participativa, a soberania e a biopirataria na Amazônia, o ensino jurídico, além da próxima Conferência Nacional da Advocacia, que ocorrerá em novmbro de 2008, em Natal (RN).

    Participaram também da abertura do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB o vice-presidente do Conselho Federal da entidade, Vladimir Rossi Lourenço, a secretária-geral, Cléa Carpi da Rocha, o diretor-tesoureiro, Ophir Cavalcante Junior, e coordenador do Colégio e presidente da OAB do Tocantins, Ercílio Bezerra. Os ex-presidentes do Conselho Federal da OAB e atuais membros honorários vitalícios da entidade José Neves, Ophir Filgueiras Cavalcante e Roberto Busato também estiveram presentes na abertura.


WhatsApp